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sábado, 24 de agosto de 2013

Imagens de Olinda

http://www.mundi.com.br/Fotos-Olinda-2712642.htmlRecebi de uma amiga de trabalho, este link com imagens de Olinda, e publico para que vocês apreciem o belo trabalho de fotografia deste artista, espero que gostem assim como eu gostei.
Imagens de Olinda

domingo, 18 de agosto de 2013

Capibaribe, um rio poluído. E também contaminado por metais pesados

Blog do Diário de Pernambuco

                                                          Publicação: 16/08/2013 21:24
 Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A.Press
Além de poluído, O Capibaribe está contaminado por metais pesados.
A contaminação foi verificada no processo de dragagem do rio, iniciada em março e que transformará 13,9 quilômetros navegáveis no Recife.
Nos resíduos retirados do fundo do rio, encontrou-se mercúrio, chumbo e zinco.
As análises não indicam os índices de cada metal nos resíduos.
São esses número que dirão se quantidade dos produtos químicos verificados prejudicam as espécies existentes no rio e as pessoas.
Um laudo técnico do problema foi solicitado pela Secretaria Estadual das Cidades, à frente do projeto de navegabidade, ao Itep.
Mesmo sem o laudo, a secretária executiva das Cidades, Ana Suassuna, avalia que a presença de metais pesados não prejudica a saúde da população.
Isso porque, segundo a secretária, as pessoas não têm contato com o material contaminado e dragado do fundo do rio.
O laudo do Itep deve ficar pronto ainda neste mês.

Falta de esgoto sanitário é uma das causas da contaminação do Capibaribe

Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press
Palafitas no bairro da Torre, Recife. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press
A constatação de que o Capibaribe está contaminado por metais pesados alerta para os riscos socioambientais e exige a identificação das fontes poluidoras.
Não é tarefa difícil descobrir quem lança chumbo, mercúrio e zinco no rio.
Um passeio pelas margens do rio-símbolo do estado mostra no Recife, por exemplo, o quanto de esgoto e lixo domésticos sujam o Capibaribe.
Parte dessa sujeira vem de palafitas e casebres.
Mas há outras causas bem mais preocupantes, como os despejos industriais e a ausência de saneamento básico nas cidades ribeirinhas.
Raras cidades ao longo dos 240 quilômetros do rio, que banha 42 municípios pernambucanos, tratam o esgoto.
A capital serve bem de exemplo. Com cerca de 40% saneada, a “Veneza brasileira” despeja diariamente toneladas de material orgânico no Capibaribe.
O resultado não poderia ser diferente. Em três quilômetros dragados até agora pelo projeto de navegabilidade, retirou-se 100 mil metros cúbicos de material contaminado. Essa quantidade pode ser multiplicada por quase seis vezes, no mínimo, ao fim da dragagem dos 17 quilômetros previstos. O projeto espera dragar 859 mil metros cúbicos de resíduos.
Detalhe: Tal volume é para se fazer um canal de navegação de 2,50 metros de profundidade e 36 metros de largura. E o rio, como bem sabemos, é bem mais largo em vários pontos.

MOBILIDADE

Novos corredores viários têm desafio de deixar legado após a Copa do Mundo
Reportagem de domingo do Diário de Pernambuco - 18/08/2013
Até dezembro de 2013, a Secretaria das Cidades espera concluir o corredor Norte/Sul, aquele que tem 33 estações, das quais apenas 15 foram iniciadas, e 33,2 km de extensão, dos quais 12 km tiveram, até agora, reforço no pavimento do corredor exclusivo. Sem falar no Terminal Integrado de Abreu e Lima, que está no início da construção, e nos outros três terminais do Norte/Sul: Igarassu, Pelópidas e PE-15, que ainda não foram adaptados para receber o BRT. Também não há sinal da ciclovia e melhoria dos passeios ao longo do corredor. A favor do cronograma, estão os viadutos de Ouro Preto, Bultrins e Complexo Salgadinho, já concluídos. Pelos cálculos do governo, cerca de 67% das obras já foram executadas.

O corredor Leste/Oeste tem 45% das obras concluídas e a previsão é que fique pronto até março de 2014. Das 21 estações, 14 foram iniciadas e estão em fase mais avançada de acabamento. Os terminais de integração, no entanto, são um problema. O de Camaragibe não teve a ampliação iniciada, e os terminais da 3ª e 4ª perimetrais estão no início das obras. Também em Camaragibe, as cinco estações na Avenida Belmino Correia dependem de desapropriação. 
A 10 meses da Copa do Mundo, os dois mais importantes corredores da RMR – Norte/Sul e Leste/Oeste – não têm só o prazo de execução como desafio, mas sobretudo o legado que deixarão. Dois aspectos devem ser considerados: a qualidade e a eficácia dos equipamentos e o planejamento além da Copa.
Em Bogotá, Curitiba e Belo Horizonte, a implantação do modelo BRT veio acompanhada de um plano de expansão. No Recife, mesmo com o Plano Diretor de Transporte Urbano de 2007 como referência, ações futuras não têm cronograma certo. Pior: o PDTU não tem dados atualizados desde que foi lançado. A estimativa de demanda em Suape até 2020 , por exemplo, foi superada em 2012. E há risco de ações desconectadas de uma lógica no sistema, como um modal ferroviário na Av Norte.
Até dezembro de 2013, a Secretaria das Cidades espera concluir o corredor Norte/Sul, aquele que tem 33 estações, das quais apenas 15 foram iniciadas, e 33,2 km de extensão, dos quais 12 km tiveram, até agora, reforço no pavimento do corredor exclusivo. Sem falar no Terminal Integrado de Abreu e Lima, que está no início da construção, e nos outros três terminais do Norte/Sul: Igarassu, Pelópidas e PE-15, que ainda não foram adaptados para receber o BRT.
Também não há sinal da ciclovia e melhoria dos passeios ao longo do corredor. A favor do cronograma, estão os viadutos de Ouro Preto, Bultrins e Complexo Salgadinho, já concluídos. Pelos cálculos do governo, cerca de 67% das obras já foram executadas.
“As estações estarão concluídas até dezembro. Já as obras de adaptação dos terminais serão iniciadas em setembro e o projeto de urbanização da PE-5 está sendo concluído e será executado até março de 2014”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. Para agilizar a montagem das estações, as estruturas em concreto estão sendo substituídas por metálicas. “A execução é bem mais rápida e a durabilidade é equivalente. O design é o mesmo”, afirmou Juliana Barreto, gerente de projetos da Secretaria das Cidades.
Elevado da Caxangá - Corredor Lesste/Oeste - Foto - Arthur Souza DP/D.A.Press
O corredor Leste/Oeste tem 45% das obras concluídas e a previsão é que fique pronto até março de 2014. Das 21 estações, 14 foram iniciadas e estão em fase mais avançada de acabamento. Os terminais de integração, no entanto, são um problema. O de Camaragibe não teve a ampliação iniciada, e os terminais da 3ª e 4ª perimetrais estão no início das obras. Também em Camaragibe, as cinco estações na Avenida Belmino Correia dependem de desapropriação. “Estamos aguardando autorização da Justiça, mas acreditamos que até setembro as obras serão iniciadas”, afirmou.
Outro ponto pendente é a Avenida Conde da Boa Vista, cujo projeto é do município. Os estudos para a requalificação da via ainda estão sendo feitos. “Há um questionamento sobre a mudança do conceito para a Conde da Boa Vista. Não é apenas uma questão de fixar estações. Essa é a parte mais simples. Mas como se dará o uso do espaço é uma decisão do município, que estamos aguardando”, revelou Juliana Barreto.
Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, já houve a definição do conceito. “A Conde da Boa Vista será apenas para o BRT. Os ônibus convencionais usarão vias paralelas. Apresentamos a proposta ao Grande Recife, que nos dirá de que forma poderá ocorrer a operação do sistema enquanto a obra estiver sendo tocada”, pontuou. Segundo ele, a ideia também é resgatar o glamour e a beleza da avenida. “Haverá um trabalho paisagístico para recuperar a via”, afirmou.
As vias paralelas e transversais também vão sofrer mudanças. “Nós acreditamos que até o fim do ano o projeto esteja esteja concluído”. Segundo o secretário, as obras das estações do BRT poderão ser iniciadas desde que haja um plano de circulação para as vias que hoje passam pela avenida.

Pontos turísticos com portas fechadas

QUEM VISITA OS PONTOS TURÍSTICOS DO RECIFE, ENCONTRA PORTAS FECHADAS...A falta de dinheiro para contratar funcionários e o horário reduzido de visitação são os maiores entraves ao turismo local. Tal fato não é coisa nova, mais muito antiga, e desestimula  o visitante.

Ana Cláudia Dolores - Diario de Pernambuco
Publicação: 18/08/2013 12:17 Atualização:
Quando incluiu o Recife no seu roteiro de férias pelo Brasil, a professora holandesa Lijn Schutte, 46 anos, queria explorar a história da cidade que já foi ocupada por seus compatriotas. Pela primeira vez na capital e com apenas dois dias para conhecê-la, pediu ajuda a um amigo recifense para visitar os monumentos que consideraram mais emblemáticos. Mas o pouco que conseguiu foi tirar fotos na frente das edificações. Não contava que encontraria quase todos os pontos turísticos fechados em pleno mês de férias. Não fosse pelas informações repassadas pelo anfitrião, Lijn voltaria para a Holanda sabendo o mesmo de quando chegou.

A frustração da holandesa é compartilhada por outros turistas que tentam visitar as atrações históricas da cidade por conta própria. Abertos em horários restritos, a maior parte dos monumentos acaba ficando inacessível. “Foi uma pena, porque não voltaríamos ao Recife”, disse Schutte, em entrevista por e-mail. Ela tentou visitar a Capela Dourada, a Torre Malakoff e o Teatro de Santa Isabel, no Centro.
Capelas com hora marcada
Para ter acesso ao complexo de monumentos do século XVII e XVIII, tombados nacionalmente, que fica na Rua do Imperador, é preciso conhecer os horários. A capela Dourada só está aberta de segunda a sexta das 8:00 às 11:30  e das 14:00 às 17:00, e aos sábados pela manhã. A igreja da Ordem Terceira é fechada a visitação, e só pode ser vista por dentro em casamentos e nas missas das quintas-feirs às 12:00 e nas de domingo às 8:00.
O Teatro Santa Isabel
Projetado pelo francês Louis Lèger Vauthier, construído em 1841 e 1850, considerado um marco da arquitetura classicista imperial no Brasil, está fechado à visitação desde março deste ano.A Prefeitura do Recife está renovando o contrato de monitores que farão a visita guiada aos domingos das 14:00 as 17:00, a previsão é que em setembro as visitas sejam retomadas.
Torre Malakoff
É fechada a cada exposição em seu espaço. A cúpula é um observatório astronômica, e a vista da cúpula é uma das mas privilegiadas do Recife. Quando está aberta funciona apenas aos domingos das 16:00 as 19:00, com estagiários da Universidade Federal de Pernambuco.