Os pernambucanos são pessoas amistosas, assim como os brasileiros, de modo geral, mas não dá para confiar em todo mundo. É fundamental, durante sua estadia, estar sempre alerta e preocupado com sua própria segurança. Evitar expor objetos de valor e evitar portar muito dinheiro em espécie é fundamental para ficar menos vulnerável. Normalmente, as pessoas que são furtadas ou assaltadas estavam desatentas ou se colocaram em alguam situação de risco. Por isso, é fundamental saber como se prevenir. Preparamos algumas dicas com ajuda da polícia militar. Caso enfrente alguma situação de perigo, não hesite: acione a polícia pelo telefone 190.
Prevenção
É fundamental assumir uma postura defensiva e tranquila, evitando qualquer tipo de conflito. É mais seguro relevar desentendimentos do que enfrentar. Veja algumas dicas de comportamento defensivo.
- Seja sempre preventivo: é preciso ter disciplina para seguir as dicas e estar sempre preocupado com a segurança. Acredite que você pode ser uma vítima.
- Mantenha uma lista de endereços e telefones de emergência à mão.
- Apresente um perfil de baixo risco: não se exiba com seus bens, se vista de forma discreta, utilize veículos discretos.
- Não se envolva em conflitos, brigas ou discussões.
- Nunca transporte grandes quantias de dinheiro e procure dividir as cédulas em mais de um bolso. Dê preferência para cheques de viagem e cartões de crédito.
- Sempre planeje seus itinerários antes de sair. É fundamental saber para onde se vai, como se vai, o horário de voltar e como voltar. Faça um plano alternativo para o seu trajeto.
- Esteja sempre atento ao cenário ao seu redor. Observe as pessoas, os veículos e esteja sempre alerta. Atenção redobrada nas motocicletas com duas pessoas – muitos assaltos acontecem em veículos desse tipo.
- Nunca forneça detalhes sobre a sua vida pessoal, endereço ou número de telefone para pessoas que você conheceu ocasionalmente.
- Nunca abra a porta para pessoas que não está aguardando ou para pessoas que você não conhece, mesmo que elas se identifiquem previamente.
- Frequente lugares com boa reputação e que ofereçam segurança. Caso você não saiba, pergunte a pessoas de confiança se o lugar onde você pretende ir é seguro.
- Nunca aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos ou situações em que seja necessário fornecer dados pessoais.
- Sempre que precisar sacar dinheiro à noite, esteja acompanhado de uma ou duas pessoas de confiança. Não utilize caixas eletrônicos em lugares ermos.
- Cuidado com seu lixo: destrua tudo o que possa oferecer informações sobre você ou sua família.
Objetos de valor
Todo cuidado é pouco com seus bens. Por mais que, em alguns lugares, seja natural andar com aparelhos eletrônicos e joias sem preocupação, aqui, é preciso estar sempre atento e expor seus bens o mínimo posssível.
- Evite expor excessivamente celulares, smartphones e câmeras fotográficas em lugares públicos, com grande movimentação de pessoas.
- Nunca fale ao telefone por mais tempo do que o necessário e discuta assustos sigilosos pessoalmente.
- Não use relógios ou jóias em lugares muito movimentados ou se for sair a pé ou usando transportes públicos.
- Nunca deixe objetos de valor à vista quando receber visitas, funcionários ou quando estiver ausente.
- Não confie documentos, objetos de valor ou acessos a dados a pessoas que você não conhece, nem mesmo a funcionários de hotéis.
- Nunca conduza documentos pessoais sem necessidade (como passaporte ou certidão de casamento, por exemplo) e possua sempre uma cópia, em local seguro, dos documentos que você porta diariamente.
- Se possível, faça um seguro de todos os seus bens antes de viajar.
Hotéis
Durante sua estadia em hotéis ou pousadas, é preciso tomar muito cuidado com a bagagem e os pertences. Os funcionários de hotel nem sempre são de confiança. Não deixe suas coisas espalhadas pelo quarto e tranque as malas sempre que não estiver por perto.
- Tenha controle total sobre suas chaves e cadeados e mantenha malas e portas trancadas sempre que possível. Não faça cópias desnecessárias.
- Sempre deixe as placas de “não perturbe” na porta do quarto para evitar o acesso de funcionários deliberadamente. Solicite a limpeza enquanto você estiver no café da manhã.
- Nunca avise às pessoas do hotel sobre seus horários e compromissos.
- Sempre que estiver disponível, utilize o serviço de cofre do hotel para guardar seus objetos de valor.
- Nunca Tenha controle total sobre suas chaves e cadeados e mantenha malas e portas trancadas sempre que possível. Não faça cópias desnecessárias.
- Nunca trate assustos sigilosos nos quartos de hotel.
- Nunca deixe suas malas desacompanhadas ou sob cuidado de terceiros. Procure organizar a bagagem com o menor número possível de itens.
Motoristas
Se você estiver de carro ou optar por alugar um veículo, é preciso tomar alguns cuidados nas ruas. Confira as dicas que preparamos em relação a segurança em estacionamentos e até mesmo no trânsito.
- Mantenha sempre os vidros fechados e as portas travadas.
- Antes de parar o veículo, preste atenção no seu entorno. Caso seja necessário, dê mais uma volta no quarteirão e tente estacionar novamente. Não pare o carro se o local não estiver seguro.
- Ao parar num semáforo, utilize sempre a faixa do meio. Os carros que estão nas faixas marginais são mais vulneráveis a assaltos.
- Nunca permaneça conversando dentro do carro. Assim que estacionar, saia do veículo e tranque as portas. Assim que entrar, engate o carro o mais rápido possível.
- Nunca deixe seu veículo com menos de meio tanque de combustível, para não correr o risco de parar num local perigoso e longe de ajuda.
- Não deixe bolsas, pastas ou objetos sobre o banco do veículo. Enquanto estiver dirigindo, os pertences devem ficar no chão do veículo. Ao estacionar, coloque tudo no porta-malas.
- Sempre faça uma breve inspeção no carro. Verifique seu entorno, a condição dos seus pneus e se não há ninguém escondido dentro do veículo.
- Procure estacionar sempre em locais fechados e seguros. Evite estacionar em vias públicas.
Emergência!
- Apesar de todos os cuidados que possamos tomar, nunca estaremos totalmente livre de riscos. Caso aconteça alguma emergência, a polícia deve ser o primeiro órgão acionado, no menor tempo possível.
- Em caso de furto ou roubo, não reaja. Procure manter a calma e, se possível, memorize características dos assaltantes para, posteriormente, informar a polícia.
- Cumpra todas as determinações do assaltante.
- Não grite ou faça movimentos bruscos que possam assustar ou irritar o assaltante.
- Avise o assaltante sobre os movimentos que irá fazer, como pegar a carteira ou abrir a porta do carro, por exemplo.
- Não faça promessas ao assaltante.
- Não tente perseguir os bandidos. Chame a polícia imediatamente após o crime e forneça o maior número de informações possível.
- Acione imediatamente as empresas de cartão de crédito e bancos para bloquear os cartões.
- Caso perceba que está sendo seguido nas ruas, acione uma viatura ou chame a polícia pelo telefone 190.
- Sempre que perceber uma movimentação estranha, converse com o segurança do local. Caso não haja segurança, se retire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário