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sábado, 1 de dezembro de 2012

Veja as vantagens e desvantagens do projeto do Novo Recife, que pode ser aprovado ainda este ano

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2012/11/28/interna_politica,409995/veja-as-vantagens-e-desvantagens-do-projeto-do-novo-recife-que-pode-ser-aprovado-ainda-este-ano.shtml
Aline Moura - Diario de Pernambuco
Publicação: 28/11/2012 09:52 Atualização: 28/11/2012 12:38

Oito dos 26 conselheiros já anteciparam o voto a favor do projeto de arquitetura do Complexo Novo Recife
 (Divulgação/PCR)
Vantagens, segundo a Prefeitura do Recife
A área prevista para construção do Novo Recife tem 10,1 hectares, 6,5 para o empreendimento privado e 3,6 destinados ao espaço público. No local, 30% serão de áreas verdes e há possibilidade de se construir 13 espigões. O terreno está fora dos limites de zona de proteção previstas por lei.
O projeto irá valorizar uma área subutilizada, além de valorizar o patrimônio histórico. Isso porque, segundo a PCR, o viaduto que obstrui a visão do Forte das Cinco Pontas será demolido. No local, ainda haverá criação de espaços culturais dos galpões já existentes, construção de uma marina e fontes luminosas na Bacia do Pina.

Desvantagens, segundo o Fórum Direitos Urbanos
O empreendimento no Cais Estelita terá 13 prédios com altura que varia entre 20 e 40 andares e pode criar ilhas de calor e ilhas econômicas. A verticalização isola a área dos bairros próximos como São José, Coelhos e Cabanga. É vista como tão invasiva quanto as torres gêmeas, no bairro de São José, e destoa da arquitetura
do Recife.
Há temor em danos ao patrimônio histórico, porque na área existem antigos galpões de açúcar e a segunda linha de trem mais antiga do Brasil. Uma das preocupações é que o adensamento de veículos e pessoas seja triplicado, mas sem a mesma estrutura viária.
Fonte: Prefeitura do Recife e Fórum de Direitos Urbanos

Um comentário:

  1. E porque não erguer uma estação ferroviária e revitalizarem a ferrovia? Porque não ligar o centro do Recife a outras capitais do nordeste, começando logo por uma linha para João Pessoa, que depois se estenderia em rede por outras capitais e regiões do nordeste? O espaço seria reaproveitado e dinamizaria todo o entorno. Os investimentos em torres (que iriam fazer no centro da cidade o que acontece no bairro de Boa Viagem, um forno a céu aberto, por impedirem a livre circulação do ar marítimo) deveriam ser canalizados a recuperam todo o património arquitectónico e urbano dos bairros no entorno: São José, Capanga, Santo António. Com o derrube do viaduto, para valorização do Forte 5 pontas, reorganizaria-se o trânsito pelo centro assim como se repensariam os transportes públicos no centro da cidade, apostando em alternativas ao transporte rodoviário e com melhor qualidade.
    Sei que estou viajando no sonho, mas seira muito melhor que continuar a encher a cidade de agulhas de concreto, cavando ainda mais o fosso entre abastados e desafortunados.

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