Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

Decreto garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa

 A mata do Engenho Uchôa esta localizada no perímetro urbano, são 192 hectares de mata  que se mantém preservados graças a quase 30 anos de luta iniciada pelo Grupo Amigos da Mata do Engenho Uchôa, que com o apoio da comunidade  lutam para a preservação da área, contra a especulação imobiliária e a construção de uma usina para tratamento do lixo do Recife e Região Metropolitana. Com a assinatura do decreto pelo Prefeito João da Costa, temos garantida a preservação da Mata, decreto de tamanha relevância para o meio ambiental de nossa cidade. Tal iniciativa garante uma melhor qualidade de vida para a nossa população, saem vitoriosas a população e as entidades ambientais na luta pela preservação ambiental. Estamos todos de parabéns!.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2012/11/29/interna_vidaurbana,410216/decreto-garante-a-preservacao-da-mata-do-engenho-uchoa.shtml

Em 19/11/2012
O prefeito João da Costa assina hoje o decreto que garante a preservação da Mata do Engenho Uchoa, área remanescente de Mata Atlântica, localizada na Bacia do Rio Tejipió. A solenidade acontece no final da manhã, no gabinete do prefeito. 
O ato torna possível a reintegração de 5,5 hectares da Mata, que voltará a ter sua função original, de preservação ambiental, contribuindo para o equilíbrio ecológico da cidade. De acordo com a prefeitura, a medida também vai beneficiar mais de 270 mil moradores que vivem nos 11 bairros localizados no entorno: Areias, Caçote, Jiquiá, Estância, Barro e Tejipió, da Região Político-Administrativa (RPA) 5; e Ibura, Jordão, Cohab, IPSEP e Imbiribeira, da RPA 6.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Durázio Siqueira, a ação é de extrema importância, pela riqueza de ecossistemas que abriga. A área é a única do Estado de Pernambuco a possuir os três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Na esfera municipal, a Mata do Engenho Uchoa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de 192 hectares e é uma forte referência paisagística do Recife. Além disso, é fonte de pesquisa e produção de conhecimento para escolas, faculdades e universidades da Região Metropolitana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário