Translate

domingo, 18 de agosto de 2013

Pontos turísticos com portas fechadas

QUEM VISITA OS PONTOS TURÍSTICOS DO RECIFE, ENCONTRA PORTAS FECHADAS...A falta de dinheiro para contratar funcionários e o horário reduzido de visitação são os maiores entraves ao turismo local. Tal fato não é coisa nova, mais muito antiga, e desestimula  o visitante.

Ana Cláudia Dolores - Diario de Pernambuco
Publicação: 18/08/2013 12:17 Atualização:
Quando incluiu o Recife no seu roteiro de férias pelo Brasil, a professora holandesa Lijn Schutte, 46 anos, queria explorar a história da cidade que já foi ocupada por seus compatriotas. Pela primeira vez na capital e com apenas dois dias para conhecê-la, pediu ajuda a um amigo recifense para visitar os monumentos que consideraram mais emblemáticos. Mas o pouco que conseguiu foi tirar fotos na frente das edificações. Não contava que encontraria quase todos os pontos turísticos fechados em pleno mês de férias. Não fosse pelas informações repassadas pelo anfitrião, Lijn voltaria para a Holanda sabendo o mesmo de quando chegou.

A frustração da holandesa é compartilhada por outros turistas que tentam visitar as atrações históricas da cidade por conta própria. Abertos em horários restritos, a maior parte dos monumentos acaba ficando inacessível. “Foi uma pena, porque não voltaríamos ao Recife”, disse Schutte, em entrevista por e-mail. Ela tentou visitar a Capela Dourada, a Torre Malakoff e o Teatro de Santa Isabel, no Centro.
Capelas com hora marcada
Para ter acesso ao complexo de monumentos do século XVII e XVIII, tombados nacionalmente, que fica na Rua do Imperador, é preciso conhecer os horários. A capela Dourada só está aberta de segunda a sexta das 8:00 às 11:30  e das 14:00 às 17:00, e aos sábados pela manhã. A igreja da Ordem Terceira é fechada a visitação, e só pode ser vista por dentro em casamentos e nas missas das quintas-feirs às 12:00 e nas de domingo às 8:00.
O Teatro Santa Isabel
Projetado pelo francês Louis Lèger Vauthier, construído em 1841 e 1850, considerado um marco da arquitetura classicista imperial no Brasil, está fechado à visitação desde março deste ano.A Prefeitura do Recife está renovando o contrato de monitores que farão a visita guiada aos domingos das 14:00 as 17:00, a previsão é que em setembro as visitas sejam retomadas.
Torre Malakoff
É fechada a cada exposição em seu espaço. A cúpula é um observatório astronômica, e a vista da cúpula é uma das mas privilegiadas do Recife. Quando está aberta funciona apenas aos domingos das 16:00 as 19:00, com estagiários da Universidade Federal de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário