Translate

terça-feira, 13 de maio de 2014

TIP: Falta administração no mínimo...


Foto: Jo Calazans/Esp. DP/D.A Press
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/05/13/interna_vidaurbana,503569/tip-uma-rodoviaria-entregue-a-sorte.shtml
Qual seria a sua impressão ao chegar pela primeira vez em uma cidade e se deparar com sujeira, animais circulando entre as mesas das lanchonetes e muitos pedintes? Pois essa é a experiência pela qual passarão os turistas que desembarcarem para a Copa do Mundo no Terminal Rodoviário de Passageiros Antônio Farias (TIP), no Curado, em Jaboatão dos Guararapes.
Muitos dos problemas relatados por usuários e comerciantes do local - e conferidos pela reportagem do Diario - estão relacionados diretamente à ociosidade de muitas áreas do terminal e pela ineficiência da fiscalização. 
Nas cadeiras de espera e nas mesas das lanchonetes, pedintes abordam passageiros. Muitos pagam lanches e refeições, mas logo o grupo volta a agir. O que eles querem é dinheiro. “Pedir virou um meio de vida. Muitos dizem que chegam a apurar R$ 700 por dia”, diz a lojista Chrislene Marinho, 26, que afirma conhecer a maioria deles. 
Pelo menos duas vezes por mês, o estudante Yves Alencar, 20 anos, frequenta o TIP. Ele se sente incomodado com a situação. “São muitos, e cada um conta uma história diferente.” Lojistas solicitam o apoio dos PMs, “mas eles dizem que não podem fazer nada”, reclama a comerciante Chrisley Marinho, 41 anos.
A Socicam, que administra o TIP, informou que a fiscalização atua para cobrir pontos estratégicos 24 horas por dia, “controlando acessos, apoiando os usuários e abordando eventuais pedintes”. “Eventuais excessos são solucionados com a presença do 12º Batalhão da Polícia Militar”, afirma o gerente de núcleo da Socicam, divisão Norte/Nordeste, Newton Fialho. 
A ação dos fiscais e da PM parece não surtir efeito. De acordo com taxistas, áreas sem uso foram ocupadas pelos pedintes. É o caso das antigas paradas de ônibus em frente ao desembarque. Pessoas dormem sobre bancos. Roupas, comida e pertences pessoais indicam que eles vivem no local. “À noite, alguns montam barracas de camping. Virou ponto de droga e prostituição”, diz um motorista. A Socicam respondeu que, após a Copa, as antigas paradas serão demolidas e requalificadas.
Animais soltos, mau cheiro e depredação dos banheiros agravam a situação. Uma funcionária que trabalha na limpeza disse que a Socicam faz a manutenção regular, mas os usuários depredam. Em relação aos animais, Newton Fialho disse que há uma campanha de conscientização para que os comerciantes não os alimentem.
Saiba mais
Terminal Rodoviário de Passageiros Antônio Farias

- Foi inaugurado em outubro de 1986
- É gerenciado desde 2008 pela Socicam, com sede em São Paulo, que administra outros 50 terminais no Brasil, Chile e Peru.
- Antes, era administrado pelo Departamento de Estradas de Rodagem
- O prédio do TIP pertence ao Governo do Estado e foi cedido à Socicam por 30 anos.
- Está localizado há 16km do centro do Recife. 
- Em 2013, o terminal recebeu um investimento de R$ 2 milhões para reformas e melhorias
- Também em 2013, foram desativadas as paradas de ônibus do local, após a inauguração do novo Terminal Integrado SEI - TIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário