Translate

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aquecimento do Atlântico provocou temporal na RMR

CAROLINA SANTOS
Recife, domingo, 1º de maio de 2011
Imagem: ALCIONE FERREIRA/DP/D.A PRESS
 As chuvas que assustaram à população e causaram transtornos no Grande Recife foram previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet) desde quinta-feira, quando um alerta de chuvas fortes, que vale até hoje, foi emitido pelo órgão. Entre a manhã da sexta-feira passada e de ontem choveu na Região Metropolitana 77,3 mm. 
Cada milímetro corresponde a um litro de água em um metro quadrado. “O mês de abril ficou quase 100% acima da média histórica”, afirmou o meteorologista do Inmet Paulo Roberto Meira. “A média é de 325.7mm. Neste ano tivemos em abril 647.4 mm de precipitações”, detalhou. O motivo para as fortes chuvas tem uma explicação global: o aquecimento das águas dos oceanos, que aumentam a evaporação e contribuem para a formação das chuvas. 
No mês de abril o oceano Atlântico teve um aumento de temperatura entre 0.5 °C  e 2.0 °C. “O aumento maior ocorreu na costa da África. No Nordeste a temperatura ficou cerca de meio grau acima do esperado”, explica Paulo. “É um fenômeno que vem ocorrendo gradativamente”, diz. De acordo com o Inmet, as chuvas fortes são previstas com antecedência de 12h a 24h. A previsão consegue indicar o período das chuvas, mas não a quantidade. “Podemos prever somente se vai ser moderada ou forte”, completa Paulo. 
Para dar mais precisão às previsões, o Ministério da Ciência e Tecnologia está começando a implantar o Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais. Com o sistema, que está funcionando experimentalmente em alguns estados do Sul e do Sudeste, será possível prever a localização exata e a quantidade das chuvas em áreas sujeitas à inundações e deslizamentos De acordo com o Ministério, o sistema será inaugurado em todo Brasil até o fim do ano. No Nordeste, deverá ser implementado em caráter experimental até agosto. Para os meses de maio, junho e julho a previsão é de que as chuvas permaneçam acima da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário