Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Dia de cair no passo!

Publicação: 10/02/2014 10:06 Atualização: 10/02/2014 10:21

Você gosta de dançar frevo? Ele é um ritmo muito contagiante, colorido e divertido, não é mesmo? Você sabia que o frevo soprou velinhas ontem (9)? Pois é! Já são 107 anos de vida desse pedacinho tão importante para história da cultura popular de Pernambuco! 

O ritmo surgiu no Recife no ano de 1907 caracterizado por uma mistura de outras danças, como a capoeira e a marcha. O nome frevo deriva da palavra ferver, o que remete a sua rapidez dançante e seus passos acelerados. O frevo é tão importante para nós que foi até reconhecido como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)! 

Para comemorar em grande estilo, diversas homenagens foram organizadas no Recife. No ciclofaixa do Marco Zero, coração da capital pernambucana, mesas e cadeiras foram montadas desde o início da manhã do domingo para que os moradores da cidade pudessem fazer piquenique ao som de orquestras de frevo. O concurso da melhor fantasia de carnaval e da bicicleta mais enfeitada também fizeram a alegria de quem esteve no centro da cidade. Durante a tarde, agremiações e blocos saíram da rua da moeda e da avenida Rio Branco, também no centro de Recife, e desfilaram pelo Recife antigo, enchendo o bairro de cores e muita música! 

Olinda também não ficou fora da festa e pensou em uma forma muito especial de prestigiar o frevo: batendo recordes! Às 14h de ontem, mais de 250 passistas se uniram no mosteiro de São Bento para apresentar a maior Dança de Frevo do mundo com o objetivo de entrar no Guiness Book, o livro mundial dos recordes! 

Paço do Frevo

O maior presente do frevo em seu aniversário de 107 anos é, sem dúvidas, a inauguração do Paço do Frevo. Localizado no Recife Antigo, o espaço foi inaugurado ontem com o objetivo de manter viva a memória desse ritmo tão especial! O Paço do frevo reúne um acervo diversificado que conta a história do ritmo e vai oferecer vários cursos e mostras para o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário