Translate

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Você sabe quem foi Dom Hélder Câmara?

Publicação: 18/02/2014 10:37 Atualização: 18/02/2014 10:53
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/diarinho/2014/02/18/interna_diarinho,490046/voce-sabe-quem-foi-dom-helder-camara.shtml
 (Divulgação )
Do ano de 1964 até 1985 o Brasil viveu um período de grande tensão política chamado de Ditadura Militar. As forças armadas do nosso país tomaram o poder e ocuparam o governo brasileiro, fazendo com que nosso país passasse muitos anos sem democracia, com muita violência e repressão por parte dos militares. A boa notícia é que tivemos verdadeiros heróis que arriscaram suas vidas em nome do bem-estar de si mesmo e do próximo, lutando pelos direitos humanos e desejando um Brasil mais justo e democrático. É o caso de Hélder Câmara.

Hélder Pessoa Câmara nasceu no dia 7 de fevereiro de 1909 na cidade de Fortaleza e ainda muito jovem, aos 14 anos de idade, ingressou no seminário da igreja católica, que é uma escola de formação de padres. 10 anos de estudo depois, foi nomeado padre e mudou-se para o Rio de Janeiro com o desejo de aprofundar seus estudos. Destaque em seus trabalhos sociais, veio para o Recife e foi nomeado Arcebispo de Olinda e Recife, onde permaneceu até a data de sua morte, em 1999.

A luta contra a ditadura é apenas uma parte do ativismo - palavra que quer dizer luta por alguma causa - de Dom Helder. O bispo católico também era destaque em seu trabalho na igreja católica, que ele entendia como uma instituição que deve ser voltada à prática de caridade (ou seja, ajuda aos pobres). Hélder estava sempre perto dos pobres e sentia compaixão por eles. Outra ação muito presente no trabalho de Dom Helder era a divulgação da paz. Tanta dedicação rendeu a ele quatro indicações para o Prêmio Nobel!
Muitas homenagens
A Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e o Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa foram criados depois da morte do arcebispo em razão do reconhecimento de seu trabalho. O primeiro é responsável por cuidar dos direitos básicos das pessoas. Já o prêmio tem como objetivo reconhecer jornalistas que desenvolveram trabalhos pensando na ética, no bem comum, nos valores humanos e cristãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário